Topo

Ronaldo inicia "Medida Certa" com 118 kg, revela vida de fumante e "fugidinhas" das balanças

UOL Esporte

23/09/2012 23h13

Ronaldo mostra cansaço durante teste físico no "Medida Certa" (Foto: Reprodução/TV Globo)

O ex-atacante Ronaldo nunca escondeu que um de seus maiores traumas no fim da carreira era subir na balança. Agora, porém, não teve jeito. Em sua estreia no quadro "Medida Certa", do programa Fantástico, da Globo, o peso do Fenômeno foi revelado: 118,4 quilos. Quando viu o número, até ele se assustou.

"Eu me sinto menos disposto e tenho muitas dores, minha qualidade de vida caiu muito. Qualquer esforço físico demoro mais para recuperar. Quando tem que abaixar, dá dor na lombar, subir escada correndo atrás das crianças… Eu me sinto derrotado por um esforço tão pequeno cansar tanto", afirmou ao programa.

No primeiro episódio, o agora empresário revelou que desde que abandonou os gramados, em 2010, ele não tem praticado atividades físicas regularmente e entrou em uma vida praticamente sedentária. Em uma série de exames ao qual foi submetido, Ronaldo teve o coração examinado e ainda o percentual de gordura no corpo (25,5%).

Nem tudo está ruim no corpo do ex-jogador. Segundo os médicos e o preparador físico que o acompanham na batalha para emagrecer, ele ainda possui alguns dotes de ex-jogador, e, por isso, pode encontrar mais facilidade em perder peso. Para isso, terá de alterar sua rotina e começar a praticar atividade física cinco vezes por semana.

Ao ser submetido a um teste ergométrico, em que pedalou por alguns minutos em uma bicicleta, Ronaldo suou bastante, mas completou o exame. Cansado, é verdade, mas foi elogiado pelo cardiologista. No papo, o maior artilheiro das Copas do Mundo revelou que, quando jogava, dava uma "escapadinha" dos clubes na época destes testes físicos.

"É um trauma, tenho pavor da balança. Eu me recusava a treinar [se tivesse que subir na balança]. O treinador falava para eu correr uma hora para ver se eu estava bem fisicamente", revelou.

Para chegar ao objetivo estipulado, que diminuir sua cintura de 107 cm para 94, o Fenômeno terá também de parar com um outro hábito: o de fumar. Ronaldo diz que começou a fumar aos 28 anos, ficou cinco meses sem cigarro neste ano, mas voltou. Agora, quer parar mais uma vez. "Parei esse ano. Fiquei cinco meses sem fumar e voltei. Mas agora estou parando de novo, tenho que usar aqueles adesivos. Comecei com 28 anos e parei pela saúde também."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.