Topo

Globo transmite xingamento da torcida e tem narração "Mãe Dinah" na final da Copa do Brasil

UOL Esporte

12/07/2012 06h00

A festa verde no Couto Pereira teve ampla cobertura da Globo. O som ambiente calibrado fazia com que o torcedor ouvisse claramente os gritos das torcidas, primeiro a do Coritiba, depois, a do Palmeiras, que se sagrou campeão da Copa do Brasil com o empate por 1 a 1. Mas, quem diria, a qualidade da transmissão foi um tiro no pé da emissora, que acabou foi xingada pelos palmeirenses antes do fim da partida.

Leia também: >> Palmeiras supera década de frustrações e ganha a Copa do Brasil com sua jogada mais manjada

Aos 40min do segundo tempo, o telespectador em casa ouviu claramente a rima: "Ô Rede Globo, vá se f…, o meu Palmeiras não precisa de você". O grito foi uma alusão ao primeiro jogo da decisão, que chegou a ter sua transmissão na TV aberta vetada pela emissora. A liberação só veio no fim da manhã da última quinta-feira, data da partida, e a Bandeirantes foi o único canal aberto a para passar a final.

Curiosamente, dois, três minutos depois, quando o grito contra a Globo foi encerrado, o narrador Cléber Machado chamou a atenção para a festa da torcida palmeirense em Curitiba. "11 de julho de 2012, o reencontro do Palmeiras com um grande título (…) Agora é a vez do hino", disse, enquanto os alviverdes comemoravam soltando a voz nas arquibancadas.

Premonição
O Coritiba saiu na frente com Ayrton, e o gol fez com que o lado "Mãe Dinah" aflorasse em Cléber Machado. "Como vai reagir o Coritiba? Como vai reagir o Palmeiras?", perguntou.

O narrador, então, lembrou que o Palmeiras fez 2 a 0 em Porto Alegre na semifinal, mas, em casa, saiu perdendo. Não deu tempo de continuar o raciocínio e dizer que o gol de empate saiu em seguida contra o Grêmio: "Bateu o Assunção… Gooooool do Palmeiras", narrou. Era o Palmeiras repetindo o que havia feito diante do tricolor gaúcho.

Quem foi contra a maré foi o ex-árbitro Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem. Para ele, não houve infração em Mazinho no lance que originou o gol palmeirense. "Na verdade, ele já tinha caído quando aconteceu o contato. Eu não consigo ver falta nesse lance", disse, mantendo a opinião após ver e rever a jogada em vários ângulos.

Chavão com razão?
"O gol saiu na hora certa. Não tem hora certa para o gol, toda hora é a hora certa para o gol, mas esse gol do Palmeiras saiu na hora certa", disse Cléber, ao comentar o empate alviverde. O chavão, um dos maiores do futebol mundial, ganhou força – e razão – no comentário de Casagrande. "Realmente, é isso mesmo, fez o gol na hora certa. Se passasse mais um pouquinho, ia sofrer pressão do Coritiba."

Fim de jogo
Clima frio em Curitiba, clima quente em campo, clima morno na transmissão. Repetindo o que fez em Corinthians x Boca Juniors, Globo seguiu o seu padrão em mais uma final. Teve o equilíbrio necessário em um jogo de futebol, mas, por ser uma decisão, poderia ter mais emoção.

Felipão levava a taça na direção da torcida palmeirense enquanto Cléber anunciava que o "Jornal da Globo" traria mais informações sobre o título palmeirense, mas só depois do episódio da novela "Gabriela". Ao fundo, dava para ouvir que a galera continuava em festa, dessa vez, sem alusão à emissora: "Chiqueiro, chiqueiro, festa no chiqueiro", foi o grito alviverde que encerrou a Copa do Brasil na Globo. Fim de jogo, e apenas o começo da expectativa para Corinthians x Palmeiras na Libertadores 2013.

Ricardo Zanei
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.