Blog UOL Esporte vê TV

Galvão “esquece” atraso, fala em transmissão ao vivo no UFC e Globo é criticada

UOL Esporte

A transmissão da Rede Globo da luta principal do UFC 148, entre o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chael Sonnen, foi alvo de mais uma polêmica. Já durante a semana era sabido que a emissora não transmitiria o evento ao vivo, por razões contratuais. No entanto, o apresentador Galvão Bueno mencionou a transmissão como “ao vivo”, e gerou críticas dos fãs de MMA na internet.

Neste sábado, o apresentador Tiago Leifert encerrou o Globo Esporte alertando os telespectadores que o evento não seria transmitido ao vivo, devido ao contrato de transmissão com o evento. Pelo acordo assinado, a Globo não pode passar os eventos ocorridos no exterior ao vivo, e tem de aguardar pelo menos 30 minutos para incluí-lo em sua programação. Tudo isso para não repetir o erro de anunciar uma transmissão como ao vivo, mas exibi-la em VT, como ocorreu na luta entre Júnior Cigano e Frank Mir, em maio, quando os fãs souberam da vitória do lutador brasileiro ao entrar na internet e ver os comentários nas redes sociais antes mesmo da transmissão da Globo começar.

Boa parte dos fãs, então, já esperava pela transmissão “atrasada” da luta entre Spider e Sonnen, tanto que alguns internautas chegaram a “recomendar” no Twitter que, quem não quisesse saber do resultado do combate antes de ver na emissora (por assistir através do canal de TV a cabo em pay-per-view), deveria fechar o microblog.

Mesmo assim, Galvão Bueno se descuidou em dado momento, e, após um comercial, retornou à transmissão dizendo: “voltamos ao vivo”, o que revoltou os fãs do UFC. No Twitter, foi criada a hashtag “GloboFail” (“Globo falha”, em tradução literal), e os fãs criticaram a postura da emissora de, mais uma vez, falar em “transmissão ao vivo” durante a exibição de um VT. O mesmo aconteceu durante o UFC 146, em maio, quando Júnior Cigano venceu Frank Mir pelo cinturão dos pesados do Ultimate.

Confira algumas tuitadas dos internautas na madrugada:

“Se na luta de Anderson Silva vc perder algum momento, não fique com raiva, que a Globo vai reprisar a luta!! #GloboFail”, afirmou o usuário @_RafaelSpinelli.

“A #GloboFail vai passar a luta com 30 minutos de atraso. Quem não quer saber o resultado antes, sugiro que não fique na internet”, recomendou @brosovitzki.

“Anderson Silva já pode ir pra casa e acompanhar a luta ‘Ao Vivo’ pela Globo! #GloboFail”, escreveu @Jooseanee.

“Pior que a Globo transmitir a luta atrasada é ter que ouvir Galvão Bueno fingindo que é ao vivo e que não sabe de nada #UFC148 #GloboFail”, criticou @tecladeonde.

“Adorei essa nova tecnologia da Globo… resolveram inovar e transmitir a luta em HD… HORAS DEPOIS. #UFC148 #GloboFail”, ironizou @valeria_bandida.

“Na #GloboFail daqui a pouco vai passar Vasco x Corinthians e o boato é que o gol de Alecsandro será validado dessa vez. Vamos conferir!”, ironizou @10ordeiro.