Topo

Barcelona x Real com transmissão restrita pega bares de surpresa e atrapalha torcida

UOL Esporte

20/04/2012 15h31

Por Gustavo Franceschini

O confronto entre Barcelona e Real Madrid que pode definir o Campeonato Espanhol é aguardado por vários fãs de futebol em geral. Assistir à partida, no entanto, não será tarefa das mais simples. Como os direitos no Brasil pertencem apenas à operadora Sky, até bares acostumados a receber torcedores em dias de jogos foram pegos de surpresa.

"Só vai passar na Sky? Eu estava contando completamente com esse jogo. Tinha uma reserva de 30 pessoas e outra de 40 pessoas, torcedores de Real Madrid e Barcelona. Vou ter de ligar cancelando. É um prejuízo de uns R$ 3 mil, porque esse pessoal consome bem", disse Sidnei Elias, um dos sócios do Artilheiros Bar, especializado em transmissões esportivas, que tem apenas a operadora TVA.

A partida acontece às 15h deste sábado, no Camp Nou. O Real Madrid é líder com quatro pontos de vantagem e pode praticamente assegurar o título se vencer, ou se ver em maus lençóis em caso de revés.

A exclusividade da Sky não é exatamente uma novidade, e se repete há pelo menos dois anos. A operadora tem equipe própria de transmissão, que não tem relação com qualquer canal, e se reveza com a ESPN Brasil na exibição de partidas de Real Madrid e Barcelona. No primeiro turno, a emissora de TV fechada que teve os direitos do super clássico.

Consultada pelo UOL Esporte, a Sky informou que o sinal do jogo não ficará restrito aos assinantes que possuem o pay-per-view do Espanhol. Os clientes que possuem os planos Light e Mix poderão assistir ao clássico, enquanto aqueles que assinam o pacote básico (Fit), também ficará sem o confronto entre Cristiano Ronaldo e Messi.

A Sky, segundo a sua assessoria de imprensa, tem pouco mais de 4 milhões de assinantes em todo o país, e estima uma gama de espectadores de 13,5 milhões. Quem não está inserido nestas estatísticas e quiser ver Barcelona e Real Madrid terá de ir às ruas procurar algum bar que faça a transmissão.

A reportagem ligou para cinco bares conhecidos por exibirem jogos em São Paulo, e somente um deles transmitirá o clássico. Ao contrário de Artilheiros, Rhino PUB, Bartira e Seu Beraldo, a Casa do Espeto da Vila Madalena vai conseguir colocar os gigantes espanhois em seu telão.

Uma das razões é o público-alvo do restaurante. O bar, que fica em um dos bairros mais boêmios da capital paulista, é a sede da "Penya Barcelonista", grupo de torcedores do clube catalão que formaram uma espécie de torcida organizada do clube no Brasil.

Crédito da imagem: REUTERS/Gustau Nacarino

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.