Topo

Fox Sports fala em fé e milagre e cita R. Carlos na "i-na-cre-di-tá-vel" eliminação do Flamengo

UOL Esporte

13/04/2012 06h00

Ricardo Zanei, em São Paulo


Foto: Antonio Lacerda/EFE

Pense em palavras que possam descrever uma situação quase impossível de acontecer. Se você pensou em fé, emoção, drama, reza, tensão, pressão, e, claro, milagre, acertou em cheio. Use, ainda letras de sucessos de Gilberto Gil e Roberto Carlos. Foi com esse repertório que o narrador João Guilherme comandou a transmissão do Fox Sports da vitória do Flamengo sobre o Lanús e do "incrível, impressionante e inacreditável" triunfo do Emelec diante do Olimpia, resultado que eliminou o time rubro-negro da Libertadores.

O ritmo frenético da rodada influenciou a narração de João Guilherme, que abusou dos superlativos. Ele praticamente transmitiu os dois jogos simultaneamente – todo lance de perigo do duelo no Paraguai aparecia na tela. Foi aí que "incrível" e "impressionante" foram usadas à exaustão, assim como o bordão "i-na-cre-di-tá-vel". Só faltou a "caixinha de surpresas".

Leia também: >> Fla faz sua parte, fica perto de milagre, mas cai na 1ª fase da Libertadores

Fé e milagre
O primeiro alvo de João Guilherme foi o flamenguista. "Olha o torcedor fazendo sinal da cruz. Vai na fé porque a fé não pode falhar, como diz a música", afirmou, antes mesmo de a bola rolar, em alusão a "Andar com Fé", de Gilberto Gil, e seu "andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá". "É o torcedor à espera de um milagre."

O narrador também mostrou preocupação com o coração rubro-negro. "Se você é hipertenso, tome o seu remédio de pressão", disse, no primeiro tempo. "Pode pegar aquele calmante, aquele 'remédinho' de pressão, porque o negócio vai ser forte", afirmou, na etapa final.

Sorte
Ao ver Marin, do Olimpia, acertar a trave, o comentarista de arbitragem, Carlos Eugênio Simon, deu seu parecer. "Sorte para o Flamengo, sorte de campeão". Em seguida, foi a vez de o Emelec desperdiçar uma oportunidade. "Inacreditável a chance perdida pelo Gimenez. Estou começando a achar que o Simon tem razão", disse João Guilherme.

Leia também: >> Love chora, Joel se isola e jogadores do Fla deixam Libertadores calados

Intervalo e "fofoca"
"Metade do caminho percorrido, hein? Por enquanto, o milagre da classificação está acontecendo", afirmou João Guilherme, instantes antes de o Olimpia abrir o placar no Paraguai. "Muda tudo, o Olimpia está classificado agora."

Na saída do gramado, o repórter Luciano Calheiros foi responsável por "fofocar" para Deivid e Ronaldinho Gaúcho que o time paraguaio estava ganhando, resultado que não interessava ao Flamengo. "Não quero nem saber o que está acontecendo lá", rebateu o ex-gremista.

Adjetivos, Roberto Carlos e mais adjetivos
Pouco depois de o Flamengo fazer 3 a 0, João Guilherme começou o seu show. "Como diz o 'rei' Roberto Carlos, são tantas emoções", disse. "Para tudo! O Emelec empata em Assunção, a torcida do Flamengo explode no Engenhão e em todo o Brasil", comentou.

Daí em diante, foi uma sucessão de superlativos, como "é demais!", "grandes emoções!", "que loucura, o Flamengo está classificado agora". No Engenhão, João Guilherme acompanhava "o milagre da classificação rubro-negra". Pelo monitor, via o "dramático" jogo no Paraguai.

Em seguida, veio a pitada de filosofia: "É por isso que é, sem dúvida, o esporte mais popular do mundo. É o esporte em que o mais fraco tem chance de ganhar do mais forte."

Leia também: >> Léo Moura dá entrevista após o jogo e ouve eliminação do Flamengo ao vivo na Fox Sports

Um final "impressionante"
O jogo se aproximava do fim, um desfecho, parafraseando João Guilherme, "impressionante". "Que desagradável, hein?", disse, quando o Emelec fez 2 a 1. "É gol! Zeballos! É gol do Olimpia, é gol do Flamengo! Uma loucura! Demais, demais, demais!", disparou, no 2 a 2, enquanto Léo Moura ouvia a narração no gramado.

"Inacreditável. Inacreditável, é gol do Emelec. Incrível. É impressionante. É impressionante o que está acontecendo", descreveu, no 3 a 2. "Uma das classificações mais incríveis do futebol nos últimos tempos. Acabou o jogo, Emelec classificado, o Flamengo está eliminado da Copa Libertadores 2012. Impressionante. Uma noite incrível."

Fã assumido de Roberto Carlos, João Guilherme voltou a citar o cantor no encerramento da transmissão. "Como diz o 'rei' Roberto Carlos, 'são muitas emoções', mas o futebol brasileiro tem o Flamengo fora da Libertadores". Enfim, a noite "impressionante" no Fox Sports termina com uma lição: "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.