Topo

Casagrande "imita" Corinthians, encerra série de críticas e faz elogios à atuação na Libertadores

UOL Esporte

12/04/2012 06h00

Ricardo Zanei, em São Paulo


Foto: Norberto Duarte/AFP

Se o Corinthians quebrou seu padrão de vitórias por 1 a 0 – são oito em 2012 -, Casagrande encerrou sua série de críticas ao time. Durante a transmissão da Globo, na noite desta quarta, nos 3 a 1 sobre o Nacional, pela Copa Libertadores, o comentarista, assim como a equioe, mudou seu "padrão". Enquanto os gols saíam, o ex-jogador trocou as análises ácidas por elogios. Sobrou alguma alfinetada? Apenas duas durante o triunfo corintiano. Fato inédito.

Torcedor alvinegro, Casagrande sempre é alvo da torcida por alfinetar demais o time. Dessa vez, foi diferente. Ele não citou a falta de criatividade, muito menos as poucas chances de gol, assuntos sempre recorrentes quando o Corinthians está em campo. Pelo contrário, o ex-jogador até elogiou Tite e seus comandados.

O primeiro tempo sem grandes emoções rendeu poucas observações de Casagrande. No gol de Jorge Henrique, ele ironizou a falha do goleiro Ignacio Don. "Ele não esperava o chute, mas isso é um problema dele", brincou. "Está certo o Jorge Henrique, tem de arriscar mesmo. Teve um desvio no zagueiro do Nacional, mas foi falha do goleiro."

Leia também: >> Arnaldo Cézar Coelho revela que gostaria de ter um filho árbitro: "Ele preferiu a música"

Antes do intervalo, a primeira alfinetada. "O Corinthians está com um rendimento abaixo do esperado, poderia ter apertado mais e terminado o primeiro tempo ganhando bem", disse, antes de a bola acertar a trave alvinegra, em cobrança de falta de Miranda aos 40min.

"É isso que chama a atenção. Não está jogando mal, mas não está com aquela posse de bola, com aquela postura. É costume do time do Corinthians, nos últimos tempos, ditar o ritmo de jogo. Não está conseguindo isso hoje", completou o comentarista, em sua primeira "crítica" à equipe em todo o jogo.

Casagrande aproveitou o segundo gol corintiano, aos 6min, para encher a bola dos jogadores que participaram do lance. "Bela jogada do Corinthians. O Edenilson está muito bem na lateral, apoia muito pelo lado e vai muito bem pela diagonal", disse. Danilo, pelos passes decisivos, e Emerson, pela boa colocação, também ganharam elogios. "Sobrou" até para Tite: "Tem feito um ótimo trabalho. Diferente do ano passado, que eu não gostava muito."

O jogo esfriou, e o comentarista aproveitou as poucas chances dos dois lados para cornetar. "Esse negócio de ganhar sempre por um, no máximo dois gols de diferença, eu acho que na primeira fase não tem problema nenhum, mas, no mata-mata, tem. Então, acho que, depois de passar pela fase de grupos, e vai passar tranquilamente, o Corinthians tem que começar a se preocupar em fazer mais gols". Foi a segunda e última crítica de Casagrande ao time.

Leia também: >> Corinthians quebra série de vitórias magras, faz 3 a 1 no Nacional e avança às oitavas

Curiosamente, a análise teve um tom quase premonitório, já que, pouco depois, aos 24min, o Nacional descontou. "É para acender o jogo, para tentar entrar na partida de novo e ter chance de classificação. Acho muito difícil entrar no jogo de novo, mas tem uma brecha."

Premonição? O Corinthians esperou Casagrande acabar seu comentário para fazer o terceiro e definir o jogo. "É, o Nacional saiu do jogo", ironizou. "O Corinthians é muito superior ao Nacional. Quando acelera, chega com mais tranquilidade, mais facilidade, é mais objetivo."

Antes do fim, o ex-jogador corintiano voltou a elogiar a equipe de Tite. "O Corinthians está muito bem armado, muito bem preparado". Após o apito final, Casagrande voltou a falar, dessa vez sobre o São Paulo, que disputava os últimos minutos de seu duelo contra o Bahia de Feira de Santana, pela Copa do Brasil. De Corinthians, mais nada. Só os elogios que ficaram no ar.

Leia também:
Deportivo Táchira 1 x 1 Corinthians >> Sem "corintianismos", Globo vê trauma, decreta derrota e "queima a língua" com gol salvador
Corinthians 2 x 0 Nacional >> Em jogo morno, goleiro 'presepeiro' vira atração; Casagrande vê 'prazo de validade' no Corinthians
Cruz Azul 0 x 0 Corinthians >> Caio substitui Casão, rasga elogios e estreia na Libertadores no melhor estilo "Vai, Corinthians"
Corinthians 1 x 0 Cruz Azul >> Casagrande volta à Libertadores, pede criatividade e dá tom oposto ao de Caio Ribeiro

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.