Topo

Galvão "seca" o Milan e dá aulas de pronúncia e cultura na estreia da Globo na Liga

UOL Esporte

28/03/2012 17h50

Ricardo Zanei, em São Paulo


Foto: Reprodução de TV

Messi não fez gol, o Barcelona não deu show, e o Milan até poderia ter marcado. Mas quem brilhou mesmo foi Galvão Bueno. Com duas "secadas" e aulas de pronúncia e cultura europeia, ele roubou a cena no duelo entre as duas equipes pela TV Globo, que fez sua primeira transmissão de um jogo da Liga dos Campeões no ano.

As "secadas" de Galvão saíram ainda no primeiro tempo, ambas contra o Milan. Logo aos 2min, Robinho ficou livre e ouviu um "faz, Robinho!" antes de perder a chance clara. Aos 19min, foi a vez de Ibrahimovic invadir a área e sofre com o narrador: "Olha a bola para Ibrahimovic, ele não costuma perder, perdeeeeeuuu".

Falando em Ibrahimovic, o sueco foi um dos alvos preferidos de Galvão quando a pronúncia dos nomes dos jogadores. "Zlatan Ibrahimovic. Zz-lá-tã I-brá-i-mô-vít. É o nome dele. Para facilitar, chamam ele de Ibra", disse, antes de facilitar as coisas. "Vamos aportuguesar um pouquinho. Ibraímôvít. É como o brasileiro tá acostumado a escutar."

Leia também: >> Milan arma forte retranca, anula Messi e segura empate contra o Barça

Se os narradores brasileiros estão acostumados a chamar Puyol, zagueiro do Barcelona, de "Puiól", Galvão sempre citou o jogador como "Pudjóll". Já Tello, que entrou no segundo tempo no lugar de Iniesta, também ganhou uma pronúncia diferenciada: "Vai entrar o Téllo", afirmou, citando em seguida o "Tellô". No fim, foi "Téllo" mesmo.

Já a aula de cultura veio com uma espécie de "tradução" dos termos em português para o, digamos, "europeu". "E vem Daniel Alves. Lá é somente Dani Alves", informou Galvão. "No Show do Intervalo, tudo da Liga dos Campeões, ou Champions League, como é conhecida no mundo inteiro."

Ao fim da transmissão, Galvão lembrou, como durante todo o jogo, que nesta quinta tem a final do Big Brother Brasil. Para Arnaldo Cézar Coelho, "que sabe tudo de BBB", será uma goleada, só não falou para quem. O narrador, dessa vez, não opinou. Mas disse que vai assistir.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.