Topo

Simon rejeita convites para comentar arbitragem por protagonismo na Fox Sports

UOL Esporte

24/01/2012 12h00

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

Representante do Brasil como árbitro em três Copas do Mundo, o gaúcho Carlos Eugenio Simon estreia no próximo mês como comentarista de futebol na Fox Sports. Na pauta de suas análises, o ex-juiz não terá apenas os temas ligados ao apito. O contratado da nova emissora de esportes falará de tudo que acontece em campo, como um dos protagonistas da equipe.

Formado como jornalista há 20 anos, Simon tinha como intenção atuar como comentarista convencional, desvinculado do desempenho restrito da observação da arbitragem, em caminho que muitos de seus colegas aposentados do apito seguiram (como Arnaldo Cezar Coelho e Leonardo Gaciba, entre outros). O gaúcho diz ter recusado outras ofertas para fazer valer o desejo profissional.

"Vou ser comentarista. Havia recebido outras propostas, de outras emissoras, para atuar unicamente como comentarista de arbitragem. Mas entedia que era um universo muito estreito. Vou falar de tudo, participar de debates, comentar o jogo. Nesse contexto, o árbitro faz parte do jogo", afirmou Simon no evento de lançamento do canal, na última segunda-feira, em São Paulo.

O ex-árbitro atuará nos comentários ao lado do jornalista Paulo Julio Clement. Simon diz que terá um veterano conterrâneo de Rio Grande do Sul como inspiração na nova função.

"O professor Ruy Carlos Ostermann [do grupo RBS], um grande amigo, um maiores jornalistas deste país. Espero ter a humildade para aprender. Estou de peito aberto, muito motivado. Quero usar toda essa minha experiência de 27 anos de futebol dentro de campo", declarou.

Inicialmente, Simon continuará residindo em Porto Alegre, onde deixou de atuar como coordenador executivo local da Copa do Mundo, em razão do convite da Fox Sports. No entanto, o ex-árbitro admite se mudar para o Rio de Janeiro, sede da emissora. "O que não é nada mal, né?", brinca.

Simon esteve em três Copas do Mundo (de 2002, 2006 e 2010) e deixou o apito em 5 de dezembro de 2010, no comando do jogo entre Fluminense e Guarani, que selou o título brasileiro da equipe carioca na oportunidade.

LEIA MAIS:

Perto da estreia, Fox Sports ainda não tem espaço na TV fechada e refuta compra do BandSports

Fox Sports anuncia Brasil Open e atenção a pelotão inferior do tênis

Criador de "Que desagradável" promete novos bordões pela Fox Sports

Crítico Mauricio Stycer comenta:

Sem saber onde será vista e com "elenco" de atores, Fox Sports preocupa antes da estreia

Fotos: Divulgação e REUTERS/Kai Pfaffenbach

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.