Topo

RedeTV! festeja sucesso do MMA e prevê rivais correndo atrás: "não dá para ignorar"

UOL Esporte

23/08/2011 13h00

Por Maurício Dehò

Um passo importante do MMA para os brasileiros é o retorno ao país, para o UFC 134, neste sábado, no Rio de Janeiro. Um segundo fato para se comemorar é que o país todo poderá acompanhar aos combates, afinal, pela primeira vez um card principal completo será transmitido em TV aberta. A RedeTV! é a detentora dos direitos e comemora ter saído na frente das concorrentes

Para saber mais desta transmissão e entender a visão da RedeTV! ao transmitir o MMA – como já ocorre nas reprises de luta do "UFC Sem Limites", o UOL Esporte falou com o diretor de esportes do canal, Sidnei Bortotto. Ele comentou a atual edição do UFC e deu sua opinião sobre o comportamento das outras emissoras, que terão de correr atrás: "Nenhum meio de comunicação fica fora das grandes notícias. E o UFC rende isso. Não vai ter como as outras emissoras ignorarem", afirmou. Confira abaixo o que rolou de melhor no papo:


Paloma Tocci vai comandar um programa de aquecimento antes do UFC; Belfort será o comentarista das lutas

O MMA para a RedeTV!
Hoje vemos o UFC como um dos eventos mais importantes do mundo, como entretenimento e esporte. Já está mais ou menos ali com o futebol. Antes o MMA era chamado de vale-tudo, mas hoje é uma nova modalidade de luta, com a qual convivemos e temos uma parcela importante na popularização do evento. Fizemos um trabalho para quebrar o preconceito e hoje achamos que conseguimos atingir um nível que queríamos de popularização.

O MMA para as concorrentes
O MMA foi um investimento da RedeTV! e uma aposta que deu certo, por causa do sucesso da modalidade. É um esporte que rende bastante notícia, as imagens são legais, as histórias também. Nenhum meio de comunicação fica fora das grandes notícias. E o UFC rende isso. Hoje você já vê as pessoas conversando no bar, na padaria. Elas conhecem os lutadores, têm seus ídolos. E não vai ter como as outras emissoras ignorarem. Elas não vão poder deixar de falar de MMA.

MAIS – Leia todas as notícias na página do UFC Rio no UOL Esporte

UFC Sem Limites e o público feminino
A audiência tem sido crescente. De acordo com os gráficos, vemos que vem aumentando a cada mês. O interessante é que não é uma audiência específica, temos de crianças a idosos, de diversos extratos sociais. Além disso, a RedeTV! fez pesquisas para conhecer o público de MMA, e às vezes há mais mulher do que homem, o que é muito interessante. Em algumas oportunidades, chegamos a ter 55% de audiência feminina e 45% da masculina.

UFC Rio na grade da emissora
Pelo sucesso do evento e da modalidade, a entrada do MMA em outros programas ficou natural. Eles já exibem isso sem precisar de uma orientação. Pelo contrário, os programas já têm uma iniciativa própria, viram que é um assunto interessante. Todos os programas da casa entrevistam lutadores, trazem matérias, como o Pânico, por exemplo.

NO BLOG – Hebe tem "aula" com Belfort e nocauteia o ex-campeão

Transmissão do UFC Rio
Estamos preparando um espetáculo. Vamos tratar o UFC Rio como o evento é tratado lá fora. Nossa cobertura começa na quinta-feira, com a entrevista coletiva, que será transmitida ao vivo. Na sexta-feira tem a pesagem dos atletas, que é sempre algo aguardado. E, no sábado, começamos com flashes na programação desde cedo e às 21h, 21h15, já entramos com um programa de aquecimento que a Paloma Tocci vai apresentar. A narração será de Eder Reis, com comentários do Vitor Belfort, e depois das lutas teremos uma mesa redonda para analisar o evento. Tudo em um estúdio móvel que vamos montar dentro da arena. Calculamos cerca de 200 profissionais, entre jornalistas, técnicos e outros. É uma cobertura bem estruturada, com a maioria dos profissionais viajando de São Paulo para este trabalho no Rio.

Futuro do MMA para o canal

Eu não sei dizer com precisão, mas posso afirmar que a parceria da RedeTV! com o UFC é muito forte. Ainda não temos como dizer como vai funcionar na frente, mas parte do sucesso do esporte é por causa da RedeTV!, e o UFC está ciente disso.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.