Topo

Aniversário de 80 anos de Zagallo rende histórias curiosas e elogios de comentaristas

UOL Esporte

10/08/2011 18h45

Crédito: AFP Photo/Antonio Scorza

Mário Jorge Lobo Zagallo concedeu inúmeras entrevistas nos últimos dias em virtude da comemoração de seus 80 anos de idade. Além da maratona do ex-jogador e treinador em canais de televisão e rádios esportivas, as oito décadas de vida do "Velho Lobo" também renderam elogios e boas histórias sobre a trajetória deste que é tido como o único tetracampeão mundial de futebol.

 

HUMILDADE

A história dele no futebol mundial é foda. Ele foi importantíssimo para a Portuguesa. A humildade do Velho Lobo é impressionante. Ele atendia todos os jornalistas, não tinha distinção entre a maior ou menor emissora, atendia a todos igual.

Osmar Garrafa, Gazeta Esportiva

Acima de tudo a maior conquista que ele tem é o dia-a-dia, é o cotidiano do clube. Ele sempre tratou todo mundo igual, nunca fez distinção, nunca disse vou falar com esse e não com aquele.

Fábio Azevedo, Bate-Bola – ESPN Brasil

O Brasil havia sido eliminado pelos EUA na Copa Ouro, em 1998, com Romário e todas as estrelas. Aí o Zagallo levou o time pra treinar num ginásio, choveu e tinha goteira. Ainda na hora eu olho pro ginásio, o Zagallo tá com um pano limpando a goteira. O cara já era tetra campeão do mundo e tava com um pano limpando a goteira pra que os jogadores pudessem treinar.

André Rizek, Redação SporTV

 

REVOLUCIONÁRIO

Eu tinha restrições ao trabalho de Zagallo, mas o conheci pessoalmente na passagem pela Portuguesa. Ele desenvolveu muito o clube e o time. Acho que o Zagallo como treinador certamente foi tão revolucionário que muita gente não conseguiu acompanhar.

André Loffredo, Arena SporTV

Entrevistei o Luxemburgo uma vez e ele falou que a última grande revolução do futebol mundial quem fez foi o Zagallo, na seleção de 70. Na visão dele, todo mundo joga igual a seleção brasileira de 70 ou tenta jogar taticamente como aquela seleção até hoje. Aquele time e a Holanda de 74 ninguém conseguiu repetir.

Maurício Noriega, Arena SporTV

 

DO CONTRA

Ele foi muito importante para o futebol mundial. Parabéns ao Zagallo. Mas eu continuo não gostando de uma série de coisas que hoje as pessoas consideram até folclóricas, como o nacionalismo. Na época, na minha visão, era até prejudicial esse lado do Zagallo no Brasil. Era um ufanismo meio exacerbado. 

Gian Oddi, Bate Bola – ESPN Brasil

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.