Topo

Narrador de 6 Copas, Walter Abrahão morre em São Paulo

UOL Esporte

08/08/2011 15h22

Um dos mais populares narradores de futebol na TV na época de Pelé, Walter Abrahão morreu nesta segunda-feira em São Paulo. O ex-locutor de Tupi, SBT e Manchete morreu vítima de complicações de um câncer no pulmão, depois de quase um mês de internação no Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Viúvo, Walter Abrahão tinha 80 anos e deixa três filhos. O corpo do narrador será velado na Câmara Municipal de São Paulo.

Abrahão participou de transmissões de seis Copas, da edição de 1962 no Chile até o Mundial de 1986 no México (neste período, não esteve na Espanha-1982). Além do esporte na TV, Abrahão foi vereador na cidade de São Paulo, eleito para dois mandados nos pleitos de 1988 e 1992.

Abrahão foi criador de diversos bordões, entre eles o "Oxo", termo para descrever uma partida empatada com o placar de zero a zero.

Abaixo, uma homenagem do blog UOL Esporte Vê TV, com a narração de Walter Abrahão do gol de Roberto Dinamite na vitória da seleção brasileira sobre a Áustria por 1 a 0 na Copa do Mundo de 1978, na Argentina.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11926510[/uolmais]

 

Foto: Arquivo/Folhapress

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.