Topo

Milton Leite levantou a bola para a Globo cortar

UOL Esporte

22/07/2011 07h00

Por Maurício Stycer

As declarações de Ricardo Teixeira à revista "Piauí" haviam merecido, até o momento, apenas uma pálida nota oficial da Rede Globo, na qual a emissora reafirma a sua independência editorial, mas não comenta nenhuma das barbaridades ditas pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

Como se sabe, Teixeira disse que a Globo parou de criticá-lo, em 2001, depois que ele alterou o horário de uma partida da seleção brasileira. A revista "Piauí" lembra que a emissora teve a oportunidade de entrevistá-lo recentemente e não o questionou sobre as acusações de suborno e corrupção que envolveram seu nome na eleição do presidente da Fifa.

Depois de duas semanas de silêncio da Globo e de seus profissionais, o constrangimento provocado pela reportagem da "Piauí" foi quebrado por um texto elegante, mas incisivo, do narrador Milton Leite, publicado em seu blog pessoal.

Leite lamenta as declarações do presidente da CBF, os seus modos vulgares e sua prepotência. "Teixeira considera-se acima do bem e do mal, poderoso ao extremo, a ponto de menosprezar veículos de comunicação e autoridades sem a menor cerimônia. E mais: ameaçar com esse poder aqueles que pretendem cobrir a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, vetando credenciais e tentando dificultar quem quer trabalhar."

Por fim, o narrador observa que o governo federal, pelo papel que tem como investidor na Copa do Mundo de 2014, tem a obrigação de "frear" Teixeira.

Milton Leite tem toda a razão e não poderia ter dito nada além do que escreveu. Mas é impossível ignorar que o narrador levantou uma bola com perfeição para a Globo cortar. Por que a emissora não se junta ao coro do que estão indignados com as declarações e feitos do presidente da CBF?

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.