Topo

O gol atrasado. Por que seu vizinho grita gol antes de você?

UOL Esporte

30/06/2011 07h00

O leitor do blog talvez já tenha passado por essa situação. Você está em casa vendo a partida do seu time quando, de repente, ouve uma comemoração no vizinho. Segundos depois, numa espécie de catástrofe anunciada, o adversário marca o gol na sua televisão.

A diferença é de poucos segundos, mas no futebol – imagine então durante uma disputa por pênaltis – este tempo parece durar uma eternidade. Comparando o sinal aberto com a TV paga, a diferença é de precisamente dois segundos, segundo a Net, uma das empresas que oferece serviços de TV por assinatura no país.

Crédito: AFP Photo

O motivo do chamado "delay" está totalmente relacionado com a qualidade das imagens em sua televisão. Um sinal em qualidade HD (com mais linhas de resolução e áudio digital com cinco canais), leva mais tempo para chegar do estádio até sua casa que uma imagem com chuvisco e áudio estéreo. Isso porque esta imagem precisa ser transformada em dados, que depois serão compactados para ficarem mais leves e chegarem à sua tevê.

Fazendo uma analogia mais simples, é mais ou menos como um arquivo pesado que você precisa compactar para ser enviado pelo email. O delay em relação ao seu vizinho acontece justamente porque é preciso compactar/descompactar essa informação (imagem e áudio) para que ela seja vista e ouvida com a melhor qualidade no seu televisor.

Crédito: Arte/UOL

Segundo Alessandro Maluf, gerente de produtos da Net, este problema só terminará quando não houver mais TVs analógicas e os consumidores todos tiverem migrado para tecnologias mais modernas. Ainda assim, mesmo as novas tecnologias apresentam algum atraso entre si. "Esse problema do gol atrasado, por exemplo, jamais aconteceria dez anos atrás, quando tudo era analógico. No futuro, entretanto, é possível que existam outras tecnologias melhores que as atuais e o delay continue acontecendo. A própria televisão 3D hoje demora um pouco mais que a HD".

Entre os diferentes veículos, o campeão de velocidade continua sendo o bom e velho rádio, que por transmitir apenas o áudio por meio de ondas (hertz), chega até o aparelho quase imediatamente ao evento esportivo. As transmissões via internet (streaming) são, de longe, as mais demoradas, por ainda passarem por servidores de internet antes de chegar ao computador.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.